Institucional
Estágio

O Instituto Baleia Jubarte, por meio do Projeto Baleia Jubarte, possui um programa de estágio para universitários que estejam cursando biologia, oceanografia, veterinária ou áreas afins. Através desse programa, os estudantes têm a oportunidade de acompanhar as atividades desenvolvidas pela instituição, relacionadas à pesquisa e à conservação da baleia jubarte e do boto cinza tanto no Banco dos Abrolhos (base de Caravelas) quanto no litoral norte da Bahia (base de Praia do Forte). O estágio tem duração de 4 a 6 meses. Em virtude das novas leis de estágio, podemos aceitar apenas estudantes em período de estágio curricular obrigatório, vinculado ao programa pedagógico do curso.

Devido à necessidade de treinamento e da demanda de trabalho concentrada no período de reprodução das baleias jubarte, solicitamos que os candidatos tenham disponibilidade de permanecer no estágio durante todo o período.

Os candidatos devem apresentar:

Conhecimentos básicos na área das ciências biológicas, oceanografia ou áreas afins;
Fluência na língua portuguesa;
Conhecimentos de Inglês (capacidade de leitura e interpretação de artigos científicos);
Conhecimentos básicos de informática (Microsoft Word e Excel);
Sociabilidade e habilidade para trabalhar no mar e conviver bem com outras pessoas nesse ambiente;
Dedicação e entusiasmo, mesmo diante de longos períodos de trabalho de campo.
Documentos necessários:
Curriculum vitae; duas cartas de recomendação (de professores ou orientadores); carta de apresentação.

Na carta de apresentação o candidato deve:

Mencionar os motivos de interesse no estágio;
Especificar para qual vaga está se candidatando (cruzeiros de pesquisa, programa de resgate ou educação ambiental);
Deixar clara a disponibilidade para o período integral do estágio e vinculação com o programa de estágio obrigatório da faculdade.

Processo seletivo

A seleção será baseada na análise dos documentos solicitados e na entrevista por telefone. Após a seleção, será solicitado que a instituição de ensino firme convênio com o Instituto Baleia Jubarte. Só serão incluídos no processo de seleção os candidatos que mantiverem vínculo com a universidade por meio da disciplina de estágio curricular obrigatório e declararem sua disponibilidade para permanência durante todo o período de estágio.

Alojamento

No continente:

Em Caravelas e na Praia do Forte é disponibilizado alojamento aos estagiários, que consiste em um apartamento simples com quartos, banheiro, sala e cozinha. A alimentação e a manutenção da limpeza do alojamento fica por conta dos estagiários, que também devem trazer sua roupa de cama e banho.

Nos cruzeiros:

É utilizada uma embarcação com acomodações simples, com camas e banheiro. Durante os cruzeiros, a alimentação fica por conta do Instituto Baleia Jubarte.

Topo Topo

Caravelas - Rua Barão do Rio Branco, 125 – Centro - BA - CEP: 45.900-000 – Tel.: (+55 73) 3297-1340
Praia do Forte - Avenida do Farol, 2907 - Caixa postal 92 - Mata de São João - BA - CEP: 48.280-971 – Tel.: (+55 71) 3676-1463

Viewnet tecnologia e Informação