Comunicação
Notícias
LIMPEZA DE PRAIAS COMPLETA 20 ANOS EM CARAVELAS E RECEBE APOIO DO PROJETO TAMBÉM NA PRAIA DO FORTE

 No dia 16 de setembro o Projeto Baleia Jubarte e o Patrulha Ecológica – Escola da Vida comemoraram em Caravelas 20 Anos de realização contínua de atividades do Dia Mundial de Limpeza de Praias – data em que atividades são realizadas por voluntários em mais de 150 países e territórios, visando não apenas retirar lixo das praias, mas também conscientizar para a necessidade de prevenir seu despejo na costa e no mar.

Para celebrar, o Projeto Baleia Jubarte e o Patrulha Ecológica mobilizaram, juntamente com outros parceiros governamentais e da sociedade civil e com o patrocínio da PETROBRAS, mais de 250 voluntários para limpar aproximadamente 7 Km de praias do Município de Caravelas.

Além de degradar o aspecto das praias e afastar o turismo, o lixo despejado no mar pode prejudicar em muito a vida marinha, e alguns materiais, especialmente os plásticos, podem levar décadas ou mesmo centenas de anos para se degradar.

Este ano foram coletadas quase duas toneladas de lixo nesse trecho de praia, incluindo mais de 700 quilos de plásticos, além de metais, vidros, tecidos, borrachas e materiais sintéticos diversos.

Todos os participantes recebem orientação e acompanhamento de monitores, além de camiseta de identificação e alimentação durante o evento. Segundo um dos Coordenadores do Patrulha Ecológica e colaborador do Projeto Baleia Jubarte Kid Aguiar, “O propósito do evento não é simplesmente fazer limpeza nas praias e sim chamar a atenção para o legado que estamos deixando para as presentes e futuras gerações. Pretendemos cumprir o preceito de educar o cidadão hoje para não ser necessário castigá-lo no futuro”. Todo o material recolhido foi separado, pesado e destinado para uma unidade de separação e triagem local, gerando renda para seus associados.

Na mesma data, na Praia do Forte, o Projeto Baleia Jubarte, em parceria com o Projeto TAMAR, Parque Municipal Klaus Peters, escolas municipais, Escola Finn Larsen, Escola Talk English, Hotel Iberostar Bahia, Hotel TIVOLI, grupos culturais Capoeira Esporão e Capoeira do Forte e outros membros da comunidade, realizou também a limpeza de praias. Na véspera do mesmo foi realizado um cineminha no Espaço Baleia Jubarte com explanações sobre o tema do lixo marinho e enfatizando a problemática dos microplásticos presentes nos oceanos. Os estudantes também expuseram os trabalhos que desenvolveram nas escolas sobre esta temática tanto no Projeto Baleia Jubarte como na Praça São Francisco no dia do evento, junto a outros materiais educativos.

Participaram mais de 200 pessoas que coletaram 477 kg de lixo. Um outro trecho que foi "limpo" pelos hóspedes do Hotel Iberostar produziu mais 715 kg, resultando no total de 1.192 kg coletados!  Também na Praia do Forte o principal resíduo continua sendo o plástico, o mais impactante para a vida marinha. Precisamos mudar nossos hábitos de consumo e reduzir, reutilizar e reciclar os plásticos, se quisermos cuidar melhor da vida marinha!

 

Topo Topo

Caravelas - Rua Barão do Rio Branco, 125 – Centro - BA - CEP: 45.900-000 – Tel.: (+55 73) 3297-1340
Praia do Forte - Avenida do Farol, 2907 - Caixa postal 92 - Mata de São João - BA - CEP: 48.280-971 – Tel.: (+55 71) 3676-1463

Viewnet tecnologia e Informação