A Baleia Jubarte
Distribuição e População

As baleias jubarte estão espalhadas pelo mundo formando várias populações. A primeira grande divisão ocorre entre as jubartes do hemisfério norte e as do hemisfério sul. Como a migração para as baixas latitudes (águas tropicais próximas à linha do Equador) ocorre sempre no inverno, e uma vez que as estações do ano são invertidas nos dois hemisférios, quando a população do hemisfério sul encontra-se próxima à linha do Equador a população do hemisfério norte está se alimentando nos mares gelados próximo ao Ártico e, da mesma forma, quando as jubartes do hemisfério norte se deslocam em direção à linha do Equador as do sul encontram-se em suas áreas de alimentação próximas à Antártida.

Distribuição Mundial das Baleias Jubarte

Mesmo dentro dos hemisférios existem divisões. A separação entre algumas populações no hemisfério sul não está completamente definida e novos avanços são feitos à medida que são realizadas análises genéticas e comparações por meio da fotoidentificação. Segundo a Comissão Internacional da Baleia (CIB) considera-se que hoje existem sete subpopulações de baleias jubarte nas áreas de reprodução do hemisfério sul, com correspondentes locais de alimentação.

A população “A” é a que frequenta o Atlântico Sul Ocidental, ou seja, a população que migra anualmente para o Brasil. Além desta existe a população “B”, que freqüenta a costa oeste da África, a população “C” na costa leste do oceano Indico, a população “D” na costa oeste da Austrália, a população “E” na costa leste da Austrália, Nova Caledônia e ilhas Tonga, a população “F” na Polinésia Francesa e ilhas Cook e a população “G” que freqüenta a costa oeste da América do Sul. Além destas sete existe uma curiosa população denominada população “X”, que habita o Mar da Arábia nas proximidades de Oman, Paquistão e Índia. É a única população de jubartes que aparentemente não migra em busca de águas frias para se alimentar, sendo observadas durante todo o ano em águas tropicais.

Um dos grandes desafios no estudo das baleias é calcular quantas baleias jubarte existiam antes da caça e quantas existem hoje em dia. São difíceis as estimativas sobre o tamanho das populações de baleias devido à ampla área que estes animais ocupam e à dificuldade de observá-los. Alguns estudos apontam que a população original de baleias jubarte deveria ser da ordem de 250 mil a 350mil e acredita-se que durante o período de caça esta população foi reduzida em 90 a 95%.

Existem registros de encalhes e de avistagens da população “A”, que se reproduz em águas brasileiras, ao longo de praticamente toda a nossa costa, indo do Rio Grande do Sul ao Piauí, incluindo o arquipélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas, no Rio Grande do Norte. Mas, apesar deste registro extenso, a maior concentração de baleias ocorre no Banco dos Abrolhos, na Bahia, sendo esta a principal área de reprodução da espécie no Atlântico Sul Ocidental. Nos últimos anos, as avistagens de baleias jubarte no litoral norte da Bahia, incluindo a região metropolitana de Salvador, passaram a aumentar significativamente, indicando a recuperação desta população e sugerindo o repovoamento de uma antiga área utilizada pela espécie antes da época da caça. A Bahia e o Espírito Santo constituem as áreas com maior concentração de baleias jubarte no Brasil.

Os levantamentos realizados pelo Instituto Baleia Jubarte permitiram compreender como este cetáceo utiliza e se desloca nas regiões ao norte e ao sul da concentração reprodutiva e qual a importância destas áreas para a reprodução e para a recuperação da espécie no Brasil. As estimativas mais recentes, de 2008, feitas por meio de sobrevôos realizados no âmbito deste mesmo estudo, indicam uma população de cerca de 9 mil indivíduos da espécie para a costa brasileira.

Um dos aspectos fascinantes de se estudar as baleias jubarte é que elas têm uma longa expectativa de vida. Estima-se que as jubartes possam viver mais de 50 anos, se não forem vítimas de nenhum dos impactos ocasionados pelo homem. Desta forma, pesquisadores e baleias podem compartilhar décadas de suas vidas um com o outro, assim como velhos amigos compartilhando suas lembranças.
 

 

 

Topo Topo
Realização
Patrocinador Oficial

Caravelas - Rua Barão do Rio Branco, 125 – Centro - BA - CEP: 45900-000
Tel.: (+55 73) 3297-1340 | ibj.caravelas@baleiajubarte.org.br

Praia do Forte - Avenida do Farol, 2907 - Caixa postal 92 - Mata de São João - BA - CEP: 48280-971
Tel.: (+55 71) 3676-1463 | ibj.praiadoforte@baleiajubarte.org.br

Educação Ambiental Programas de Capacitação e Inclusão Social Patrulha Ecológica Patrulha Costeira Rádio Lado Verde Rádio Patrulha Programas de Informação e Sensibilização Ambiental Visitas ao Centro de Visitantes Informação ambiental itinerante Áudio e Vídeo na comunidade Eventos Programa de Educação Ambiental Educação Ambiental na Escola Turismo de Observação Histórico Período Locais Operadoras Parceiras Normas de Avistagem
Viewnet tecnologia e Informação