Home
Centro de Visitantes

ESPAÇO BALEIA JUBARTE
Um espaço único, informativo e interativo. Assim é o Espaço Baleia Jubarte, localizado na Praia do Forte/BA. Inaugurado em 2006, o Espaço tem uma área total de 3500 m2 e conta com um anfiteatro coberto, com capacidade para até 70 pessoas sentadas, equipado com um moderno sistema de som e imagem, além de terminais interativos. É lá que turistas de todo o mundo conhecem um pouco mais sobre a baleia-jubarte e que a comunidade participa de ações educativas. Há também painéis informativos e réplicas em escala com informações sobre diversas espécies como a baleia-azul, a baleia-minke e franca.

O Espaço Baleia Jubarte leva informação ao público e fomenta a educação ambiental, atendendo visitantes e comunidades locais, divulgando a instituição, seus patrocinadores e apoiadores, além de gerar empregos e arrecadar recursos para os trabalhos de pesquisa e conservação das baleias jubarte e dos ecossistemas marinhos.

Destaque para as réplicas em tamanho natural, que impressionam os visitantes e mostram alguns dos comportamentos típicos da espécie como a ‘espiadinha’ na superfície, o repouso e as brincadeiras com a nadadeira peitoral. Chama a atenção também o esqueleto real de uma baleia jubarte, de 13 metros de comprimento, logo na entrada, ponto preferido para fotos.

O local é também o ponto de partida dos cruzeiros de observação de baleias de julho a outubro, quando os turistas assistem a uma palestra informativa antes de embarcar. Com isso, busca-se incentivar e monitorar o turismo de observação estabelecendo parcerias com as operadoras locais para orientação sobre as normas de avistagem e sensibilização do turista.

O Espaço EcoArte é uma atração à parte, uma vez que é todo feito a partir de técnicas de bioconstrução, utilizando pedras, eucalipto, bambu, garrafas de vidro usadas, terra, cal, coco, piaçava, entre outros materiais. Além disso, os banheiros do espaço possuem piso de azulejo hidráulico reciclado, luminárias de caixas de ovos e tábuas de maçaranduba proveniente de demolição. Isso sem dizer do teto verde e das paredes de adobe.

Endereço:
Av. do Farol - Praia do Forte - Mata de São João / Bahia

Horário de funcionamento:

Alta estação (janeiro e fevereiro): terça a domingo das 09h30 às 19h30

Baixa estação (março a dezembro): terça a domingo das 9h30 às 18h30

Ingressos: R$8,00 (inteiro); R$4,00 (meio)

Quem for visitar o Projeto TAMAR na Praia do Forte poderá adquirir seu ingresso para o Espaço Baleia Jubarte com desconto especial!


Escolas: possuímos uma programação didática especial para atender escolas e universidades.

Também recebemos grupos e eventos.

Para consultar valores e agendar visitas contate ea.praiadoforte@baleiajubarte.org.br ou (71) 3676-1463.

Atenção: o atendimento a grupos só ocorrerá com agendamento prévio.

Entre em contato com nossa equipe!

Topo Topo
Realização
Patrocinador Oficial

Caravelas - Rua Barão do Rio Branco, 125 – Centro - BA - CEP: 45900-000
Tel.: (+55 73) 3297-1340 | ibj.caravelas@baleiajubarte.org.br

Praia do Forte - Avenida do Farol, 2907 - Caixa postal 92 - Mata de São João - BA - CEP: 48280-971
Tel.: (+55 71) 3676-1463 | ibj.praiadoforte@baleiajubarte.org.br

Educação Ambiental Programas de Capacitação e Inclusão Social Patrulha Ecológica Patrulha Costeira Rádio Lado Verde Rádio Patrulha Programas de Informação e Sensibilização Ambiental Visitas ao Centro de Visitantes Informação ambiental itinerante Áudio e Vídeo na comunidade Eventos Programa de Educação Ambiental Educação Ambiental na Escola Turismo de Observação Histórico Período Locais Operadoras Parceiras Normas de Avistagem
Viewnet tecnologia e Informação