Pesquisa
Ocorrência em Área de alimentação

Durante muito tempo não se sabia em que local as baleias jubarte do Brasil se alimentavam. A península Antártica era uma possibilidade, mas análises genéticas demonstraram que os animais que frequentam aquela região pertencem a outra população.

Em 2005, a primeira identificação da área foi obtida por meio de um estudo de animais identificados fotograficamente. Uma baleia fotografada em Abrolhos em 2000 foi novamente fotografada em Shag Rock, a oeste das ilhas Geórgia do Sul, em dezembro de 2004. Posteriormente, o Projeto Baleia Jubarte realizou uma expedição no verão de 2005/06 para as ilhas Geórgia do Sul para fotografar e fazer a biopsia das baleias jubarte. Por meio de fotos doadas e das biopsias foram identificados outros cinco animais, sendo quatro nas ilhas Sandwich do Sul e um na Geórgia do Sul. Posteriormente, foram comparadas fotos de jubartes da ilha Bouvet com as de baleias do Brasil, sem que nenhum indivíduo fosse encontrado.

Com os resultados, descobriu-se, portanto, que a área de alimentação das baleias jubarte do Brasil encontra-se nas proximidades das ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul – distantes aproximadamente 4.500 quilômetros da principal região reprodutiva da espécie, Abrolhos. A Geórgia do Sul era uma antiga estação baleeira onde as jubartes e outras baleias foram caçadas a partir de 1904. Mais de 27 mil animais foram dizimados desde então, sendo considerada a principal responsável pelo declínio da população de jubartes na costa brasileira.

As jubartes que frequentam as proximidades da Georgia do Sul e Sandwich do Sul se alimentam basicamente de krill (Euphasia superba), um pequeno crustáceo que é a base da alimentação de diversas espécies na região. Existe a preocupação em relação ao impacto que mudanças climáticas globais possam ter sob a reprodução de krill nestas áreas. Deste modo, a oferta de alimento para as baleias jubarte poderia ser reduzida, causando um novo desequilíbrio na população.
 

Topo Topo
Realização
Patrocinador Oficial

Caravelas - Rua Barão do Rio Branco, 125 – Centro - BA - CEP: 45900-000
Tel.: (+55 73) 3297-1340 | ibj.caravelas@baleiajubarte.org.br

Praia do Forte - Avenida do Farol, 2907 - Caixa postal 92 - Mata de São João - BA - CEP: 48280-971
Tel.: (+55 71) 3676-1463 | ibj.praiadoforte@baleiajubarte.org.br

Educação Ambiental Programas de Capacitação e Inclusão Social Patrulha Ecológica Patrulha Costeira Rádio Lado Verde Rádio Patrulha Programas de Informação e Sensibilização Ambiental Visitas ao Centro de Visitantes Informação ambiental itinerante Áudio e Vídeo na comunidade Eventos Programa de Educação Ambiental Educação Ambiental na Escola Turismo de Observação Histórico Período Locais Operadoras Parceiras Normas de Avistagem
Viewnet tecnologia e Informação