Comunicação
Notícias
Mestrado de colaboradora do Projeto Baleia Jubarte busca melhorar nosso entendimento sobre limites sustentáveis para o turismo de observação de baleias.

 A colaboradora Luena Fernandes apresentou, no dia 31 de outubro, seu trabalho de conclusão de curso do Mestrado Profissional em Ecologia aplicada à Gestão Ambiental, do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Biomonitoramento da Universidade Federal da Bahia.
Aprovado pela banca, composta pelo Prof. Emygdio Monteiro Filho (UFPR/IPEC) e a Dra. Marta J. Cremer da UNIVILLE, o estudo propõe uma abordagem integrada para avaliação da capacidade de carga do turismo de observação de baleias, que vem crescendo nos últimos anos em Praia do Forte, litoral norte da Bahia.
Para gerenciar esta atividade de maneira sustentável é importante determinar sua capacidade de carga, o que requer uma compreensão das dimensões biológica, social e económica, bem como a consideração dos vários atores envolvidos e da atual capacidade de manejo e fiscalização existente em uma localidade específica.
Analisamos o estado atual do conhecimento sobre a capacidade de carga do turismo de observação de baleias e propomos uma abordagem integrada para iniciar a sua avaliação para a Praia do Forte, nordeste do Brasil.

Topo Topo
Realização
Patrocinador Oficial

Caravelas - Rua Barão do Rio Branco, 125 – Centro - BA - CEP: 45900-000
Tel.: (+55 73) 3297-1340 | ibj.caravelas@baleiajubarte.org.br

Praia do Forte - Avenida do Farol, 2907 - Caixa postal 92 - Mata de São João - BA - CEP: 48280-971
Tel.: (+55 71) 3676-1463 | ibj.praiadoforte@baleiajubarte.org.br

Educação Ambiental Programas de Capacitação e Inclusão Social Patrulha Ecológica Patrulha Costeira Rádio Lado Verde Rádio Patrulha Programas de Informação e Sensibilização Ambiental Visitas ao Centro de Visitantes Informação ambiental itinerante Áudio e Vídeo na comunidade Eventos Programa de Educação Ambiental Educação Ambiental na Escola Turismo de Observação Histórico Período Locais Operadoras Parceiras Normas de Avistagem
Viewnet tecnologia e Informação