Comunicação
Notícias
Dia Mundial de Limpeza de Praias - Caravelas - Bahia

     Em mais de 150 países de todo o mundo é realizado o DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE PRAIAS, de forma a sensibilizar as pessoas a respeito da importância das praias e dos oceanos e de se questionarem sobre sua postura e atitudes em relação ao meio ambiente.
Os trabalhos realizados com lixo possuem um apelo muito forte, especialmente quando tratamos de lixo na praia. A praia possui um papel muito especial no imaginário das pessoas, por ser um lugar público e geralmente associado à lazer, esportes, bem estar e, natureza. É sempre com espanto que as pessoas observam centenas de quilos de lixo serem retirados em apenas um dia de trabalho coletivo em prol das praias.
    Sábado, dia 10 de dezembro de 2016, a partir das 7:00h. da manhã o Projeto Baleia Jubarte e o Patrulha Ecológica - Escola da Vida realizaram em Barra de Caravelas, pelo décimo nono ano consecutivo mais uma ação de Limpeza nas Praias no município de Caravelas.
     A realização do Dia Mundial de Limpeza de Praias em Caravelas mobilizou voluntários que já havia participado em anos anteriores, considerando-se principalmente que este foi um ano bem atípico dentro da comunidade estudantil, infelizmente o fator político contribuiu de forma negativa para uma ação mais articulados com as unidades de ensino. Todavia, ressalta-se com muita ênfase a necessidade do poder público municipal adotar medidas eficazes para minimizar ações antrópicas e participar mais diretamente de iniciativas que apontes possíveis cuidados para os cuidados com o ambiente costeiro e marinho.
     Estabelecer um calendário de ações conjuntas em prol da melhoria da qualidade de vida do planeta, em especial o local onde se vive com especial atenção a biodiversidade do Banco dos Abrolhos é prioridade para garantir as gerações futuras um legado de responsabilidade e consciência.
São percorridos 7,3 km de praia, comprados 1000 sacos plásticos de 100 litros para lixo, é alugado 01 ônibus, é divulgado nas escolas e comunidades, é comprada e distribuída alimentação, foram mobilizadas 80 pessoas e montadas equipes de monitores, realizada triagem, pesagem e destinação final do lixo para um catador (que o reverte em recurso), e ao final gerado um relatório. O trabalho desenvolvido de forma ininterrupta há 19 anos, infelizmente vem constatando que a quantidade de resíduos dispensados pelos seres humanos em lugares inadequados tem aumentado ano após ano, comprometendo a saúde dos oceanos e, em escala macro a própria vida do Planeta. Os trabalhos tem gerado um importante banco de dados com publicações e contribuições para pesquisas da comunidade e eventos técnicos.
É importante ressaltar este ano, mais um avanço significativo com o trabalho realizado e seus resultados, a divulgação e preocupação de 19 anos de trabalho do qual um pequeno recorte foi feito para utilização como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, utilizando-se os dados coletados durante os anos (2011 a 2015), que tem como tema: “Análise quantitativa e qualitativa dos resíduos sólidos coletados nos últimos cinco anos do Dia Mundial de Limpeza de Praias realizado na Região Costeira de Barra de Caravelas – BA”.
Foram coletados 1.051Kg de lixo em 7,3Km percorridos.

A SOTECPLAST, teve papel importantíssimo na infraestrutura e apoio para que a ação acontecesse com qualidade e minimização de riscos aos voluntários.

 

Topo Topo
Realização
Patrocinador Oficial

Caravelas - Rua Barão do Rio Branco, 125 – Centro - BA - CEP: 45900-000
Tel.: (+55 73) 3297-1340 | ibj.caravelas@baleiajubarte.org.br

Praia do Forte - Avenida do Farol, 2907 - Caixa postal 92 - Mata de São João - BA - CEP: 48280-971
Tel.: (+55 71) 3676-1463 | ibj.praiadoforte@baleiajubarte.org.br

Educação Ambiental Programas de Capacitação e Inclusão Social Patrulha Ecológica Patrulha Costeira Rádio Lado Verde Rádio Patrulha Programas de Informação e Sensibilização Ambiental Visitas ao Centro de Visitantes Informação ambiental itinerante Áudio e Vídeo na comunidade Eventos Programa de Educação Ambiental Educação Ambiental na Escola Turismo de Observação Histórico Período Locais Operadoras Parceiras Normas de Avistagem
Viewnet tecnologia e Informação