Comunicação
Notícias
Temporada de Baleias 2016 Fecha com Saldo Positivo

 Apesar de um pouco mais curta do que o geralmente observado – um fenômeno que foi observado em diversas partes do Hemisfério Sul tanto para as baleias jubarte como para outras espécies, como a baleia franca – a temporada reprodutiva das jubartes em 2016 no Brasil foi muito produtiva tanto para a pesquisa realizada pelo Projeto Baleia Jubarte como para muitos dos operadores turísticos que desenvolvem saídas de observação de nossos magníficos visitantes de inverno e primavera.
A atividade turística centrada nas jubartes continua firme ao longo de todo o litoral baiano, com 17 cruzeiros realizados na região dos Abrolhos, seis em Itacaré, 16 em Morro de São Paulo e nada menos que 148 em Praia do Forte, além dos realizados a partir de outras localidades. Boa parte dessas saídas foi acompanhada pelo Projeto, coletando dados científicos a partir das embarcações de turismo e auxiliando na interpretação ambiental para os visitantes.
Nosso trabalho de pesquisa também rendeu frutos nesta temporada, com cruzeiros realizados na Praia do Forte e no banco dos Abrolhos. Neste, um cruzeiro de cinco dias realizado em setembro rendeu nada menos que 85 foto-identificações individuais de jubartes, das quais duas já eram velhas conhecidas: o macho #1001AB, registrado na região pela primeira vez em 2001 e posteriormente em 2004 e 2007, e a fêmea #0378AB, fotografada inicialmente em 1997 e também em 2008.
Durante o período de verão, em que as “nossas” baleias estão se alimentando na região antártica e se preparando para a próxima migração reprodutiva, a equipe do Projeto Baleia Jubarte analisa os dados obtidos nos cruzeiros de pesquisa e prepara mais um ano de atividades de campo. Esperamos as jubartes – e nossos visitantes interessados em vê-las – novamente em 2017!

Topo Topo
Realização
Patrocinador Oficial

Caravelas - Rua Barão do Rio Branco, 125 – Centro - BA - CEP: 45900-000
Tel.: (+55 73) 3297-1340 | ibj.caravelas@baleiajubarte.org.br

Praia do Forte - Avenida do Farol, 2907 - Caixa postal 92 - Mata de São João - BA - CEP: 48280-971
Tel.: (+55 71) 3676-1463 | ibj.praiadoforte@baleiajubarte.org.br

Educação Ambiental Programas de Capacitação e Inclusão Social Patrulha Ecológica Patrulha Costeira Rádio Lado Verde Rádio Patrulha Programas de Informação e Sensibilização Ambiental Visitas ao Centro de Visitantes Informação ambiental itinerante Áudio e Vídeo na comunidade Eventos Programa de Educação Ambiental Educação Ambiental na Escola Turismo de Observação Histórico Período Locais Operadoras Parceiras Normas de Avistagem
Viewnet tecnologia e Informação