top of page

Cooperação com Pesquisadores Argentinos Rende Trabalho Científico Inédito

Na Patagônia argentina, em particular na Península Valdés, as baleias francas já são uma atração e objeto de estudos científicos há mais de cinco décadas.


Baleia sei no Golfo San Jorge

Mas o que pouca gente sabe é que algumas centenas de quilômetros mais ao sul, no Golfo San Jorge, há uma população de baleias sei (Balaenoptera borealis), uma espécie também ameaçada e muito pouco conhecida - o que é o único registro no mundo de uma concentração costeira dessas baleias!


Pesquisador Sérgio Cipolotti coletando material genético de baleia sei

Ali, mais especificamente no povoado de Caleta Olívia, o pesquisador independente Cesar Gribaudo vem há vários anos documentando a presença e o comportamento desses animais, e em 2022 nossa equipe teve o privilégio de atender a um convite dele para realizarmos saídas de campo juntos.



Sérgio Cipolotti e Angeles Iriel Rodriguez com a coleta da pele e gordura de baleia sei

Como um dos resultados dessa parceria a bióloga Angeles Iriel Rodriguez, parceira de Gribaudo na Patagonia Red Global, apresentou na Reunião Argentina de Biologia Evolutiva/2023 um importante trabalho sobre foto-identificação e caracterização genética dessa população ímpar de baleias sei, no qual nosso biólogo Sergio Cipolotti figura como co-autor.



Cesar Gribaudo e Sérgio Cipolotti

Esperamos poder seguir apoiando esse belíssimo trabalho de nossos amigos argentinos!




32 visualizações
bottom of page