A presença das baleias jubarte em frente a Salvador vem se firmando como um dos grandes atrativos do inverno e primavera na capital dos baianos.
E o Farol da Barra provou ser um local privilegiado para a implantação de Ponto Fixo para observação de baleias jubarte em Salvador, pois à grande altura da torre do Farol soma-se a localização estratégica na entrada da Baía de Todos os Santos, permitindo um amplo raio de visão aos pesquisadores do Projeto Baleia Jubarte e também aos muitos turistas que visitam o farol. Além disso, a visitação ao Museu possibilitou que o Projeto alcançasse um grande número de pessoas em suas atividades de sensibilização ambiental.
Implantar um Ponto Fixo na torre do Farol permitiu que na temporada de 2022 os pesquisadores contabilizassem a notável marca de 577 avistagens de baleias e coletassem dados sobre seus comportamentos, sua formação de grupos, deslocamentos e interações com embarcações.
Essa parceria entre o Projeto Baleia Jubarte e o Museu Náutico da Bahia levou à realização de diversas atividades que alcançaram o público soteropolitano e os turistas que visitavam a cidade.
No alto da torre do Farol da Barra, além da pesquisa citada, foi desenvolvida atividade de “Ciência Cidadã”, onde os visitantes eram convidados a participar da procura pelas baleias, com auxílio de binóculos disponibilizados pelos pesquisadores. Já no pátio do Farol da Barra a equipe de monitores do Projeto Baleia Jubarte atendeu a escolas e universidades que visitavam o Museu; aos sábados eram realizadas palestras com a temática da conservação de baleias e o trabalho desenvolvido pelo Projeto Baleia Jubarte; bem como foi montada na sala de exposições do Museu uma exposição com fotos inéditas de baleias na costa litorânea de Salvador.
O Projeto Baleia Jubarte agradece à Marinha do Brasil e ao administrador do Museu Náutico da Bahia, o comandante Reuben Bello Costa, pela continuidade desta parceria. A temporada 2022 nos proporcionou resultados significativos que nos estimulam a manter e melhorar nossos esforços de pesquisa e trabalho, além de ratificar o potencial da cidade de Salvador como um polo turístico de observação de baleias. Venha ver as baleias urbanas soteropolitanas conosco em 2023 no Farol da Barra!
Comments