top of page

Salvador Seguirá Tendo Atividades de Observação de Baleias no Farol da Barra

A presença das baleias jubarte em frente a Salvador vem se firmando como um dos grandes atrativos do inverno e primavera na capital dos baianos.


Baleia-jubarte com o Farol da Barra do fundo - Salvador/BA

E o Farol da Barra provou ser um local privilegiado para a implantação de Ponto Fixo para observação de baleias jubarte em Salvador, pois à grande altura da torre do Farol soma-se a localização estratégica na entrada da Baía de Todos os Santos, permitindo um amplo raio de visão aos pesquisadores do Projeto Baleia Jubarte e também aos muitos turistas que visitam o farol. Além disso, a visitação ao Museu possibilitou que o Projeto alcançasse um grande número de pessoas em suas atividades de sensibilização ambiental.



Ponto fixo no Farol da Barra em Salvador/BA

Implantar um Ponto Fixo na torre do Farol permitiu que na temporada de 2022 os pesquisadores contabilizassem a notável marca de 577 avistagens de baleias e coletassem dados sobre seus comportamentos, sua formação de grupos, deslocamentos e interações com embarcações.

Essa parceria entre o Projeto Baleia Jubarte e o Museu Náutico da Bahia levou à realização de diversas atividades que alcançaram o público soteropolitano e os turistas que visitavam a cidade.



Turistas no Farol da Barra observando baleias do ponto fixo.

No alto da torre do Farol da Barra, além da pesquisa citada, foi desenvolvida atividade de “Ciência Cidadã”, onde os visitantes eram convidados a participar da procura pelas baleias, com auxílio de binóculos disponibilizados pelos pesquisadores. Já no pátio do Farol da Barra a equipe de monitores do Projeto Baleia Jubarte atendeu a escolas e universidades que visitavam o Museu; aos sábados eram realizadas palestras com a temática da conservação de baleias e o trabalho desenvolvido pelo Projeto Baleia Jubarte; bem como foi montada na sala de exposições do Museu uma exposição com fotos inéditas de baleias na costa litorânea de Salvador.



Palestra no Museu Náutico da Bahia sobre as baleias-jubarte

O Projeto Baleia Jubarte agradece à Marinha do Brasil e ao administrador do Museu Náutico da Bahia, o comandante Reuben Bello Costa, pela continuidade desta parceria. A temporada 2022 nos proporcionou resultados significativos que nos estimulam a manter e melhorar nossos esforços de pesquisa e trabalho, além de ratificar o potencial da cidade de Salvador como um polo turístico de observação de baleias. Venha ver as baleias urbanas soteropolitanas conosco em 2023 no Farol da Barra!



Fêmea e filhote de baleia-jubarte com Farol da Barra ao fundo


37 visualizações
bottom of page