Projeto Conservação das Toninhas
O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Baleia Jubarte (IBJ) com a consultoria Braço Social e com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). O objetivo foi entender o problema da captura acidental de toninhas e buscar, junto com os pescadores, alternativas para reduzir estas capturas, evitando assim a extinção da toninha. Para isso foram realizadas várias atividades entre 2017 e 2020, nas quais a participação voluntária dos pescadores foi fundamental. No Rio de Janeiro as ações foram desenvolvidas em quatro comunidades: Barra de Itabapoana, Atafona, Macaé e Rio das Ostras.
O Instituto Baleia Jubarte, a partir dessa campanha inicial, segue trabalhando na região para buscar soluções adequadas para o grave problema de conservação das toninhas capixabas.
Distribuição
A Toninha ocorre em regiões costeiras de até 50 m de profundidade, desde Itaúnas/ES, Brasil, até o Golfo San Matias, província de Chubut, Argentina. Sua distribuição é contínua, porém com duas lacunas entre Regência/ES e Barra do Itabapoana/RJ, e entre Macaé/RJ e Baía da Ilha Grande/SP
Cartilha para Download
O Instituto Baleia Jubarte publicou a Cartilha ilustrada Ajude a salvar a Toninha!, onde apresenta resultados de entrevistas realizadas com pescadores do litoral dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.