Pesquisa
Visando entender melhor as baleias-jubarte, sua biologia, comportamento e necessidades de conservação, o Projeto Baleia Jubarte desenvolve várias linhas de pesquisa de longo prazo. Para estudar as baleias-jubarte durante seu período reprodutivo, o Projeto realiza cruzeiros de pesquisa embarcada, tanto no Banco dos Abrolhos como em outras regiões, obtendo, além do registro de número de grupos e indivíduos de baleias, diversos dados de grande relevância científica.
Também trabalhamos através de parcerias com projetos e instituições congêneres, compartilhando dados e recursos para melhor podermos conhecer e proteger as baleias e seu ambiente.
Foto-Identificação
Através de foto-identificação sistemática das jubartes em suas áreas de reprodução, realizada obtendo-se imagens da cauda dos animais durante cruzeiros de pesquisa, e que são comparadas com outros catálogos de imagens ao redor do mundo, podemos colher informações sobre o tamanho populacional, distribuição, migrações e fidelidade às áreas de alimentação e reprodução da espécie.
Biópsia
Utilizando pequenos dardos que não causam mal às baleias, obtemos amostras de pele para análise de DNA, o que nos permite conhecer o sexo dos animais amostrados e a diversidade genética na população, e também de gordura para estudos de contaminação por agentes tóxicos.
Bioacústica
As jubartes ficaram conhecidas como “baleias cantoras” em função dos sons melodiosos que produzem, principalmente durante a temporada reprodutiva. Estudar esses cantos e conhecer melhor o ruído nos oceanos através da realização de gravações efetuadas no mar aberto pode ajudar a conhecer melhor o comportamento das baleias e, ao mesmo tempo, a qualidade do seu ambiente em relação à poluição sonora originada nas atividades humanas.