Realizou-se em Lima, Peru, entre os dias 22 e 27 de setembro, a 69ª. Reunião Plenária da Comissão internacional da Baleia, o organismo intergovernamental encarregado da gestão e conservação dos cetáceos no plano global.
O Instituto Baleia Jubarte, entidade que administra o Projeto Baleia Jubarte, é a única ONG brasileira credenciada como Observadora junto à CIB, e esteve presente levando nosso apoio a novas medidas de conservação e à luta contra a reabertura da caça comercial de baleias em águas internacionais.
Também lideramos na Comissão uma série de protestos contra a prisão ilegal e arbitrária do grande herói mundial da defesa das baleias, Paul Watson, que se encontra ainda detido em uma cadeia da Groenlândia por conta de um pedido de extradição para o Japão, em função de suas bem-sucedidas atividades de obstaculizar a caça de baleias japonesa na Antártida. Infelizmente a Comissão continua sofrendo uma forte influência desse país, que pressionou abertamente países africanos e caribenhos a votar novamente contra a proposta brasileira de criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul, que desta vez deixou de ser aprovada por UM voto!
Em 2026 a CIB volta a se reunir, e lá estaremos para apoiar a delegação oficial brasileira em defesa das baleias e contra a caça!
留言