O krill, um pequeno camarão que se reproduz em enormes quantidades na região antártica, é o principal item da alimentação das baleias jubarte do Hemisfério Sul – e de muitas outras espécies marinhas dos mares austrais. E cada vez mais ele vem sendo predado por frotas industriais de pesca, levando à preocupação de que, junto com as mudanças climáticas, possamos estar destruindo a fonte de alimento das baleias e a base da cadeia alimentar antártica.
Por isso mesmo estamos muito orgulhosos de participar do Projeto científico internacional Hungry Humpbacks (“Jubartes Famintas”), que busca estimar o consumo de krill pelas jubartes da população que se reproduz no Brasil e se alimenta em torno das ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul.
O pesquisador sueco Fredrik Christiansen esteve embarcando com nossa equipe de pesquisa nesta temporada no Banco dos Abrolhos, coletando dados sobre a condição corporal (reserva de gordura) das jubartes no final da temporada reprodutiva, além de obtermos biópsias de 34 adultos para quantificar os hormônios reprodutivos na gordura.
Comments