Durante o segundo semestre de 2024 o litoral central de São Paulo foi palco de uma série de cruzeiros de pesquisa de avistagem de cetáceos organizados pelo Projeto Baleia Jubarte em parceria com a Great Whale Conservancy, instituição com a qual colaboramos em um programa global para buscar prevenir as colisões de baleias com grandes embarcações.
A intenção desses cruzeiros foi iniciar uma coleta sistemática de dados sobre a presença das baleias-jubarte e outros cetáceos na região do porto de Santos e adjacências, visando a estruturação futura de uma proposta de plano para redução de risco de colisões, como já implantado voluntariamente no Terminal Almirante Barroso (TEBAR) da TRANSPETRO em São Sebastião (SP) e no sistema portuário de Vitória (ES) pela VPorts.
Os primeiros resultados estão sendo analisados, mas já apontam para uma presença robusta das jubartes também ao longo desse trecho da costa paulista. Esse esforço deverá ser continuado em 2025, e integra a estratégia do Projeto de acompanhar a reocupação das áreas reprodutivas e migratórias das jubartes em águas brasileiras.
Comments