top of page

Temporada 2023 Inicia com Avistagens em Ilhabela e Arraial do Cabo

O início de maio viu a chegada das primeiras jubartes às águas costeiras do Brasil, com avistagens em Arraial do Cabo (RJ) e Ilhabela (SP).


Foto ilustrativa da temporada 2022 em Arraial do Cabo

Essas primeiras baleias confirmam a hipótese de que, além de expandir a sua área de uso ao longo da costa brasileira, as jubartes também estão estendendo seu período de presença em nossas águas – ou seja, a existência de mais animais na população faz com que haja também uma maior variabilidade no período de migração, com algumas chegando mais cedo e partindo também mais cedo, outras chegando mais tarde e partindo mais tarde.



Salto de baleia-jubarte temporada 2022 em frente a Ilhabela/SP

Visando dar continuidade ao monitoramento da espécie, que já dura 35 anos, as equipes de pesquisa do Projeto Baleia Jubarte estão já organizando as atividades de campo, e concluindo o recrutamento de estagiários(as) para nossas bases espalhadas pelo Nordeste e Sudeste. Acompanhe por aqui as novidades da temporada e, se puder, venha ver as baleias de perto com nossas operadoras parceiras (lista de localidades e empresas em nosso website)!



734 visualizações
bottom of page