top of page
Foto do escritorProjeto Baleia Jubarte

Turismo de Observação de Baleias Cresce no Brasil Apoiando a Pesquisa e a Conservação


Baleia Franca visita a Bahia com Filhote... Carioca!
Turismo de observação de baleia responsável com pesquisador do PBJ a bordo

Há mais de duas décadas, e à medida em que a população brasileira de baleias-jubarte vem se recuperando dos danos causados pela caça indiscriminada, o Projeto Baleia Jubarte mantém um programa de capacitação e apoio ao desenvolvimento do Turismo de Observação de Baleias, atividade que gera emprego e renda nas comunidades costeiras sem trazer nenhum prejuízo aos animais observados, conforme atesta a saúde das populações de várias espécies de grandes cetáceos objeto desse turismo ao redor do mundo.

franca
Parceria que dá bons resultados

A temporada 2024 no Brasil foi enormemente positiva, não apenas para os milhares de visitantes que puderam se maravilhar com as jubartes no Sudeste e Nordeste, mas também para a coleta de dados científicos pelos(as) pesquisadores(as) e estagiários(as) do Projeto embarcados com nossas empresas parceiras em vários Estados. Assim, na região Sudeste estivemos em 116 cruzeiros de turismo que partiram de Ilhabela e São Sebastião (SP), Rio de Janeiro (RJ), Vitória e Guarapari (ES), resultando em um esforço amostral de 485 horas e percorrendo 2.826 milhas náuticas navegadas, com aproximação de 316 grupos de baleias, 585 baleias avistadas, das quais 27 eram filhotes, e 97 animais foto-identificados individualmente.


Jubarte próximo ao cargueiro
Pesquisador do PBJ a bordo do Sagarana, embarcação de turismo responsável do Rio de Janeiro

Já no Nordeste o Extremo Sul da Bahia (Caravelas, Prado, Cumuruxatiba e Porto Seguro) contribuíram com 127 cruzeiros e 275 horas de trabalho, com 2.942 milhas percorridas e 330 grupos de jubartes aproximados, avistando-se 869 baleias, dais quais 96 filhotes e 183 indivíduos foto-identificados. O Litoral Norte baiano teve 268 cruzeiros turísticos com a presença do Projeto, totalizando 492 horas de amostragem em 3.574 milhas percorridas, 355 grupos de baleias visitados e 850 avistadas, com 73 filhotes e 142 foto-identificações.


Baleia-jubarte com o Farol da Barra ao fundo em Salvador/BA

43 visualizações

2 Comments


Rosti Grabow
Rosti Grabow
há 2 dias

Os benefícios de jogar em um dispositivo móvel são inúmeros! Primeiramente, a mobilidade é o maior atrativo: você pode acessar seus jogos favoritos a qualquer hora e de qualquer lugar, desde que tenha conexão com a internet. Além disso, as plataformas móveis geralmente oferecem interfaces otimizadas, garantindo uma experiência de jogo fluida e intuitiva. Outro ponto interessante é que muitas plataformas, como o https://pinup-brassil.com.br/bonus/ , disponibilizam promoções exclusivas para usuários de dispositivos móveis. Isso inclui bônus especiais, rodadas grátis e outras vantagens que tornam a experiência ainda mais recompensadora. Se você ainda não experimentou jogar pelo celular, vale a pena conferir!

Like

magenta778
há 2 dias

Quais são os benefícios de jogar em um dispositivo móvel?

Like
bottom of page