Educação Ambiental

O Projeto Baleia Jubarte acredita no lema de que é preciso conhecer para preservar. Por isso, nossas equipes trabalham a Educação Ambiental de maneira ampla e voltada aos mais diferentes públicos, de estudantes a turistas e comunidades locais onde atuamos, para levar a informação sobre as baleias, o ambiente marinho e suas necessidades de conservação. Os Espaços Baleia Jubarte, mantidos pelo Projeto na Praia do Forte e em Vitória (ES), são centros informativos e educativos e também servem como espaços de atividades comunitárias e realização de eventos culturais.

 

Arte, em especial a música, Esporte e Cultura Tradicional são também instrumentos de conscientização que utilizamos em nossas ações. Eventos como a Festa da Baleia Jubarte da Praia do Forte e a Semana Cultural da Baleia Jubarte de Caravelas, atingem grandes públicos com a mensagem da conservação marinha de maneira alegre e integrada às tradições locais. Através de atividades nas escolas, visitas monitoradas aos Espaços Baleia Jubarte, e da Plataforma Digital Jubarte Educativa que desenvolvemos em parceria com os professores das comunidades do litoral Sul da Bahia, contribuímos para que a Educação Ambiental faça parte do dia-a-dia dos estudantes.

Possuímos uma programação didática especial para atender escolas e universidades. Também recebemos grupos e eventos.

Para consultar valores e agendar visitas contate:

Praia do Forte/BA - ea.praiadoforte@baleiajubarte.org.br | (71) 3676 - 1463 
Vitória/ES - ea.vitoria@baleiajubarte.org.br | (27) 98825-0440 ou 3022-6691

 

*Atenção: o atendimento a grupos em ambos os espaços só ocorrerá com agendamento prévio e está sujeito ao cumprimento das medidas sanitárias estabelecidas como forma de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. Entre em contato com nossa equipe!

FU4A0435.jpg

Programa Jovens Monitores

O Programa Jovens Monitores atualmente conta com cinco participantes, os quais atuam nas dependências do Espaço Baleia Jubarte, interagindo ao longo de todo o ano, em ciclos de seis meses, com a equipe do Instituto, recebendo visitantes, acompanhando as atividades de pesquisa de campo, realizando palestras sobre temas sócio-ambientais e desenvolvendo habilidades diversas sob a supervisão da equipe de Educação Ambiental. São jovens da comunidade de Mata de São João e entorno, na faixa dos 16 a 20 anos, cursando o ensino médio e regularmente matriculados nas escolas da região, as quais firmam Convênio para Estágio Não Obrigatório com o IBJ, em conformidade com a Lei federal no. 11.788 de 25/09/2008, de maneira a permitir o acompanhamento da Direção da escola e fazer com que as atividades desenvolvidas se coadunem com a expectativa de um bom desempenho escolar dos participantes.
Fundado em 2015, mais de 30 jovens já participaram do programa, que tem oferecido aos participantes um conjunto de habilidades e conhecimentos que reforça sua preparação para a inserção futura no mercado de trabalho regional, seja na área de Turismo, de Ciências Naturais ou outras que, na atualidade, requerem conhecimentos em grau além do que o ensino regular disponibiliza.

Ver galeria de fotos

Assistir vídeos

30 anos de muita história pra contar

Saiba como tudo começou, das primeiras expedições até os dias de hoje.

0K5A9575_edited_edited.jpg

Cultura e Esporte

São também instrumentos de conscientização que utilizamos em nossas ações.