top of page

Expedição Sudeste 2023 Amplia Conhecimento sobre as Baleias Jubarte na Região

A recuperação populacional das baleias-jubarte vem fazendo com elas estejam cada vez mais presentes também no Sudeste brasileiro durante a temporada reprodutiva.


Temporada 2023 no Rio de Janeiro

Visando monitorar a espécie na região, nossa equipe embarcou no Catamarã Supernova, em Paraty/RJ para a Expedição Sudeste 2023 do Projeto Baleia Jubarte. A Expedição foi até Búzios, percorrendo 1005 milhas náuticas em 38 dias.



Franca em frente ao Rio de Janeiro

O sucesso da Expedição, que registrou 314 jubartes e também diversas outras espécies como a baleia-franca, baleia-de-Bryde e muitos golfinhos, além de testemunhar um comportamento de alimentação por uma jubarte juvenil (algo muito raro no Brasil), pode ser medido pelo grande interesse da imprensa nacional, que retratou o trabalho de nossos pesquisadores em matérias de grande repercussão.



Sequência de fotos de Gabi Carrera: Alimentação de Baleia-jubarte em Arraial do Cabo/RJ


O formato da Expedição nos permitiu realizar diversas atividades com pesquisadores parceiros e também trazer a bordo, além de jornalistas, autoridades de diversos níveis de governo e muitos apoiadores do Projeto e do Turismo de Observação de Baleias que já começa a ser desenvolvido no Rio de Janeiro. Ano que vem tem mais!



Salto de jubarte em Arraial do Cabo



27 visualizações
bottom of page