Ainda estamos na primeira metade da temporada reprodutiva das baleias jubarte no Brasil, mas já temos um recorde de encalhes da espécie ao longo de nossa costa.
Até a data desta publicação, 05 de agosto, a equipe do Projeto Baleia Jubarte havia registrado nada menos que 94 encalhes, sendo que a maioria em Santa Catarina, algo bastante atípico.
Infelizmente, várias das mortes observadas podem estar relacionadas com ações humanas. Por um lado, as mudanças climáticas estão impactando a região antártica, onde flutuações na disponibilidade de alimento fazem com que muitas baleias, principalmente juvenis, cheguem às áreas reprodutivas desnutridas, aumentando a mortalidade. Por outro, o emalhamento em redes de pesca colocadas na região costeira, principalmente em Santa Catarina, aumentou exponencialmente, exigindo uma maior fiscalização das autoridades contra as redes ilegais e uma discussão sobre possíveis restrições a esse tipo de pesca durante a temporada de baleias jubarte e franca em águas catarinenses.
Muito embora essas mortes ainda não afetem a recuperação da espécie, é preciso estarmos atentos, e buscar medidas urgentes de minimização do impacto humano nos oceanos para que as baleias e toda a biodiversidade marinha sigam existindo!
Comentários