top of page

RECORDE DE ENCALHES NO BRASIL MOBILIZA PESQUISADORES PARA ESTUDAR POSSÍVEIS CAUSAS.

Ainda estamos na primeira metade da temporada reprodutiva das baleias jubarte no Brasil, mas já temos um recorde de encalhes da espécie ao longo de nossa costa.

Encalhe de baleia jubarte em Prado-BA

Até a data desta publicação, 05 de agosto, a equipe do Projeto Baleia Jubarte havia registrado nada menos que 94 encalhes, sendo que a maioria em Santa Catarina, algo bastante atípico.

Infelizmente, várias das mortes observadas podem estar relacionadas com ações humanas. Por um lado, as mudanças climáticas estão impactando a região antártica, onde flutuações na disponibilidade de alimento fazem com que muitas baleias, principalmente juvenis, cheguem às áreas reprodutivas desnutridas, aumentando a mortalidade. Por outro, o emalhamento em redes de pesca colocadas na região costeira, principalmente em Santa Catarina, aumentou exponencialmente, exigindo uma maior fiscalização das autoridades contra as redes ilegais e uma discussão sobre possíveis restrições a esse tipo de pesca durante a temporada de baleias jubarte e franca em águas catarinenses.

Muito embora essas mortes ainda não afetem a recuperação da espécie, é preciso estarmos atentos, e buscar medidas urgentes de minimização do impacto humano nos oceanos para que as baleias e toda a biodiversidade marinha sigam existindo!


Baleia jubarte em estado de decomposição em Nova Viçosa-BA

434 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page