• Projeto Baleia Jubarte

Temporada de Baleias em Itacaré e Porto Seguro Supera Expectativas

A temporada 2022 de reprodução das baleias jubarte no Brasil já se aproxima do final, com uma presença recorde de jubartes em nossas águas, o que movimentou grandemente o Turismo de Observação em comunidades costeiras de São Paulo à Bahia, ajudando na recuperação econômica desse período de pós-pandemia.


Baleia-jubarte em Itacaré/BA

Em Itacaré, onde o Projeto Baleia Jubarte mantém uma ilha interpretativa e um trabalho de educação do público e apoio ao Turismo, mais de 200 milhas foram navegadas durante a temporada em passeios ao longo da belíssima costa de Itacaré recoberta pela Mata Atlântica, registrando um total de 164 baleias, sendo 31 filhotes, em 25 cruzeiros turísticos, levando 341 visitantes.



Educação ambiental - Espaço Baleia Jubarte - Itacaré/BA

Além disso realizamos em Itacaré três cruzeiros de pesquisa e um cruzeiro institucional com nossos parceiros locais, nos quais 56 baleias (sendo 10 filhotes) foram contabilizados.




Em Porto Seguro, onde desde esta temporada o Projeto mantém uma presença permanente, a parceria com a Cia. do Mar e o Baleia à Vista levou mais de 2000 turistas a contemplar mais de 250 baleias avistadas, em mais de 60 saídas ao mar.


Cauda de baleia-jubarte em Porto Seguro/BA

Em ambos os locais observarmos grupos competitivos, batidas de caudal, de nadadeira peitoral, além de pulos e mais pulos. Muitos grupos de mães com filhotes foram avistadas no mar de Itacaré e Porto Seguro; um ótimo sinal de aumento populacional das baleias jubartes na costa brasileira e muita alegria para aqueles que puderam participar do turismo de observação de baleias nesta região!













18 visualizações