top of page

TEMPORADA 2021 COMEÇA CEDO NA COSTA BRASILEIRA E ANIMA PESQUISADORES

Baleias-jubarte já são avistadas em São Paulo, confirmando a recuperação da espécie no Brasil


Num ano em que notícias preocupantes sobre a pandemia de COVID-19 ainda dominam o noticiário, no mar há motivos para alegria e celebração: as baleias estão de volta, e em grande número ao julgar pelas observações iniciais de uma temporada reprodutiva que começou mais cedo.

Normalmente avistadas entre junho e outubro ao longo da costa Sudeste e Nordeste do Brasil, as baleias- jubarte, antes ameaçadas pela caça indiscriminada, começaram já a ser avistadas regularmente na região de Ilhabela, SP, e devem em breve também ser vistas no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Os animais estão chegando de uma migração de cerca de 4.000 Km desde sua área de alimentação nas ilhas Geórgia do Sul, vindo às águas brasileiras para acasalar, parir e amamentar seus filhotes durante o inverno e primavera. Estima-se que a população brasileira esteja perto de 20.000 baleias.



“As avistagens recentes na região de Ilhabela, que vem se firmando como um hotspot de baleias e golfinhos na costa brasileira, confirmam que não só as jubartes estão reocupando sua área original de distribuição do período anterior à caça, mas também que essa recuperação está levando a uma presença mais prolongada da espécie em nossas águas”.


Segundo o Coordenador de Comunicação do Projeto Baleia Jubarte patrocinado pela Petrobras, Enrico Marcovaldi.


Uma temporada anual de baleias mais longa é uma excelente notícia também para a Economia das cidades costeiras onde as jubartes aparecem com frequência: o Turismo de Observação desses animais já gera emprego e renda significativos em diversas comunidades da Bahia ao Espírito Santo, e espera-se que Rio e São Paulo entrem em breve no circuito brasileiro da atividade, ajudando a alavancar a Retomada Verde do Turismo brasileiro. Para ajudar no ordenamento e no desenvolvimento sustentável da atividade, o Projeto Baleia Jubarte, em parceria com a Tauassu Consultoria Ambiental, Projeto Baleia à Vista e Prefeitura Municipal de Ilhabela, está organizando um programa de capacitação para operadores turísticos do Município, voltado ao conhecimento das normas de avistagem e interpretação do comportamento das baleias e golfinhos.


No Rio, o Projeto pretende ampliar a parceria com o Projeto Baleias e Golfinhos do Rio de Janeiro, onde a Dra. Liliane Lodi registra há vários anos a presença crescente das jubartes. Apoiando a promoção do Turismo de Observação e a conscientização do púbico sobre a presença das baleias, os Espaços Baleia Jubarte na Praia do Forte (BA) e Vitória (ES) estão abertos à visitação, com protocolos sanitários adequados, e nos quais os monitores do Projeto atendem turistas e moradores locais interessados em saber mais sobre esses animais fascinantes.


Sobre o Projeto Baleia Jubarte


Atuando há mais de 30 anos na pesquisa e conservação das baleias-jubarte e do ambiente marinho no Brasil, o Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, integra a Rede BIOMAR juntamente com outros projetos patrocinados pela empresa (Projeto Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Meros do Brasil e TAMAR), que atuam de forma integrada na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. O Projeto Baleia Jubarte é realizado pelo Instituto Baleia Jubarte a partir de suas sedes na Praia do Forte e em Caravelas, Bahia, e em Vitória, no Espírito Santo. Por meio deste projeto são realizadas ações de pesquisa científica, turismo responsável, ações de educação ambiental, bem como atividades de conservação que têm contribuído para o sucesso da recuperação da população de jubartes do atlântico sul ocidental.


Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas em:

www.facebook.com/projetobaleiajubarte, www.instagram.com/projetobaleiajubarte e em www.baleiajubarte.org.br.


Para mais informações favor contatar:

Projeto Baleia Jubarte - Bahia

Enrico Marcovaldi – 71 9 8127 8983 | enrico.marcovaldi@baleiajubarte.org.br

7 comentários


keo jk
keo jk
20 de jan.

As baleias-jubarte voltam às águas brasileiras, é como um jogo emocionante do pips nyt game reviravoltas na natureza!

A recuperação da espécie e o turismo sustentável são vitórias como conquistar níveis no jogo!

Curtir

Henry Carter
Henry Carter
04 de jan.

I tested PokePath TD out of curiosity. It’s basically a Pokémon-style TD where smart positioning makes a big difference.

Curtir

meery232e
01 de jan.

Detailed and practical, this guide explains concrete rebar in a way that feels approachable without oversimplifying. The step by step clarity is especially useful for readers new to the subject. I recently came across a construction related explanation on https://hurenberlin.com that offered a similar level of clarity, and this article fits right in with that quality. Great resource. explanation feels practical for everyday rauhaneusers. I checked recommended tools on https://www.eljnoub.com

s3udy

q8yat

elso9


Curtir


Aaron
Aaron
26 de out. de 2025

Use our free TI 84 calculator Online to graph equations, solve algebra and calculus problems, and perform scientific functions. Works like a real TI-84 Plus CE.

Curtir
bottom of page